Qual o melhor remédio para dor de ouvido?

1
861
Qual o melhor remédio para dor de ouvido?
Qual o melhor remédio para dor de ouvido?

Você já deve ter ouvido falar muito sobre aquelas receitinhas dos nossos avós que tinham a cura para quase tudo, pois é. Neste artigo iremos mostrar qual o melhor remédio para dor de ouvido!

Vamos responder o que realmente funciona e o que não traz resultado nenhum. No entanto vale ressaltar que a consulta a um médico é altamente recomendada se a dor for persistente.

Antes de se automedicar, é preciso saber para quem foi recomendado o medicamento. Uma vez que alguns fármacos possuem contraindicações e faixa etária definida.

Conheça o melhor remédio para dor de ouvido

Sendo assim, ainda que se trate de uma dor na mesma estrutura corpórea, alguns remédios possuem em sua composição, substâncias mais fortes e que são propícias somente para os adultos.

Em determinadas circunstâncias, a dor é causada devido ao acúmulo de cera na orelha média.

Nessas situações, o indicado é usar um fármaco que não seja um analgésico e que aja diretamente no local, ou seja, algo em gotas.

 

Eliminar a cera:

  • Cerumin;
  • Óleo mineral.

Esses líquidos podem ser encontrados em farmácias, são vendidas sem a necessidade de uma receita, porém, não deve ser utilizado de forma constante ou irresponsável.

Quando as dores são ocasionadas por outro fator que não seja o acúmulo de cera, o ideal para aplicar no ouvido são os analgésicos.

Eles vão atuar para eliminar a dor de ouvido, de forma rápida e eficaz. Os medicamentos são os básicos e que não necessitam de receita médica para ser comprado nas farmácias.

 

Analgésicos mais comuns:

  • Paracetamol;
  • Dipirona;
  • Ibuprofeno;
  • Tramal;
  • Nimesulida.

Além da dor no ouvido, ajudam a manter a temperatura corporal estável, evitando uma possível febre.

Outra gama de remédios que podem te ajudar a amenizar uma dor de ouvido são os antibióticos.

Eles agem de forma rápida, proporcionando uma sensação de alívio nas terminações nervosas.

No geral, são mais utilizados quando se trata de infecções causadas pelos microrganismos, tais como vírus, fungos e bactérias.

Mas, você só poderá usar os antibióticos em casos onde os analgésicos não surtiram nem um efeito. E somente com a recomendação de um profissional da saúde.

 

Antibióticos para dor de ouvido:

  • Otosporin;
  • Panotil;
  • Lidosporin;
  • Otomicina;
  • Otosynalar.

Além de promover alívio no local, os antibióticos também servem para desinflamar a área infeccionada.

 

O que fazer quando está com dor de ouvido?

Cada um de nós aprendemos a lidar com as dores de uma forma diferente. No entanto, existe uma opção que é recomendada pelos médicos de forma unânime: repouso.

Apesar de não ser considerado algo de grande gravidade, que possua riscos e que seja transmissível, o ideal é tentar fazer o menor esforço possível.

Algumas pessoas tendem diminuir a dimensão de uma “simples dor de ouvido. Nunca é uma doença é simples, por menor que sejam os riscos, cuidado nunca é demais.

A dor de ouvido, geralmente, dura entre 2 a 3 dias. Então, nesse curto espaço de tempo, busque fazer compressas e massagens na região.

Mas lembre-se, durante as massagens, utilize óleos essenciais, aqueles que são fabricados a partir das folhas e raízes de plantas medicinais, pressione os dedos de maneira suave, para que uma pressão mais forte não piore a dor.

Evite fazer movimentos bruscos com a cabeça, pois todo o sistema auditivo está conectado nessa região, por esse motivo, sentir dor de cabeça enquanto o ouvido estiver inflamado é quase algo constante de acontecer.

Procure consumir, durante as refeições, comidas líquidas como sopas, sucos e caldos. Pois, ato o ato de mastigar pode fazer com que as dores venham a se intensificar.

Aproveite a hora da refeição para comer alimentos que sirvam como analgésicos e anti-inflamatórios.

 

Dentre esses alimentos podemos citar:

  • Abacaxi;
  • Limão;
  • Gengibre;
  • Hortelã;
  • Ervas.

Para quem não é adepto ao uso de fármacos, essas são as opções mais adequadas para curar a sua dor de ouvido.

No entanto, assim como os medicamentos encontrados nas farmácias, tudo tem um limite de consumo.

Não precisa usar todas os itens em apenas um dia para ficar curado logo, muito pelo contrário! Nada em excesso é adequado, por isso, consuma de forma consciente e moderada.

Portanto se você está buscando o melhor remédio para dor de ouvido, essas são algumas opções que temos para te ajudar. No entanto se por acaso você não tiver encontrado o que procura. Envie uma mensagem através dos comentários que teremos prazer em responder.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here