Qual o melhor remédio para remover cera do ouvido?

1
483
Qual o melhor remédio para remover cera do ouvido?
Qual o melhor remédio para remover cera do ouvido? – Foto: Portal Ped

Existe um problema que acomete boa parte da população, trata-se do acúmulo de cera no ouvido. Decidimos então criar um artigo com informações importantes sobre qual é o melhor remédio para remover cera do ouvido. Continue a leitura a aproveite esse texto feito especialmente para você.

Apesar de ser um pouco asqueroso, algumas pessoas sentem satisfação enquanto passam longos minutos limpando o ouvido com o auxílio do cotonete.

Porém, o hábito de fazer a limpeza com esse objeto pode ser prejudicial, principalmente quando ocorre a remoção da cera.

O cotonete ou outros objetos pontiagudos podem infeccionar ou lesionar alguma região do ouvido. Então, caso tenha um acúmulo de cera em sua orelha, busque ajuda médica, fármacos ou produtos naturais que facilitam a remoção.

No caso da cera, o fármaco que é o mais indicado é o Cerumin. É um medicamento que pode ser adquirido sem apresentar uma receita médica.

 

Óleos para remover cera do ouvido:

As opções de óleos que existem no mercado são diversos. Entre eles podemos citar: óleos doces, de amêndoas, abacate e alguns outros.

Para fazer o uso de qualquer um desses itens, basta aplicar algumas gotas direto no ouvido. Para que possam atingir a cera, incline sempre a cabeça durante a aplicação, para que o líquido consiga alcançá-la.

Lembre-se que é semelhante a um tratamento, então, precisa ser usada 2 ou 3 vezes durante o dia, em um período de 10 a 15 dias.

Caso você opte por usar menos de 5 dias, será perda de tempo, uma vez que a cera poderá endurecer rapidamente. Sendo necessário iniciar o tratamento novamente.

 

Irrigação para remover cera do ouvido:

Assim como os óleos, a irrigação é feita de maneira direta, para que chegue até o local onde se encontra a cera.

Para realizar essa aplicação, é preciso de uma seringa ou bulbo, qual for o equipamento de sua preferência. Além de reservar uma pequena quantidade de água morna.

Coloque a água dentro do bulbo ou seringa e insira o objeto no orifício da orelha. Na hora de irrigar, ou seja, fazer a água jorrar a água para dentro, pressione de uma vez.

Após isso, incline ligeiramente a cabeça e fique assim durante um minuto. Não extrapole esse tempo, pois a água morna pode não fazer muito bem para a pele sensível que reveste essa estrutura.

Volte a cabeça para a posição inicial, enxugue a água e espere que a cera possa sair

 

Como aliviar dor de ouvido infantil?

Identificar qualquer dor em adultos é algo bem simples em comparação com diagnósticos infantis.

A principal diferença entre um adulto e um bebê está no fato que um adulto consegue verbalizar, apontar onde e o que está sentindo.

Enquanto os bebês, para eles é um pouco mais difícil de comunicar. Dessa forma, acaba gerando ainda mais preocupação aos pais, enquanto tentam desvendar os motivos do choro de seu filho.

Geralmente, a dor de ouvido é identificada quando a criança fica mexendo muito na orelha.

Esse movimento é uma tentativa dele para aliviar as dores que está sentindo no momento.

Devido à pouca idade, o uso de medicamentos nas crianças sem prescrição de um profissional é algo contraindicado.

Pois todo os sistemas ainda estão em fase de amadurecimento e o uso de fármacos podem interferir de forma negativa.

Entretanto, existem algumas soluções caseiras, que não sejam invasivas, para ajudar a amenizar as dores sentidas. Confira abaixo o melhor remédio para remover cera do ouvido de crianças.

 

Remédios caseiros para crianças:

Azeite de oliva ou óleo de amêndoas podem ser pingados diretamente na região dolorida. Além de oferecer alívio quase instantâneo, ajuda a desinflamar o local;

Chá de gengibre ou cebola também são ótimas opções para serem colocadas no ouvido, mas não de forma direta, e sim com o auxílio de uma gaze ou algodão;

Compressa de água quente faz com que o tecido nervoso possa começar a diminuir os sinais de dores enviados ao cérebro.

 

Quantas gotas de ibuprofeno para dor de ouvido?

No ramo da medicina existe uma área específica que objetiva a estudar somente as dosagens dos medicamentos e é conhecida como posologia.

Para dor de ouvido, o Ibuprofeno é um dos fármacos mais indicados. Isso acontece devido a sua ação rápida, atuando de maneira eficaz e fazendo com que seus efeitos durem bastante tempo.

Quando comparado como paracetamol, o Ibuprofeno age no organismo de forma mais rápida e seus efeitos podem chegar a durar em torno de 6 horas.

Geralmente, os médicos costumam prescrever a quantidade de gotas de acordo com o peso de uma pessoa ou sua idade, então, a contagem de gotas ficaria mais ou menos, assim:

 

Crianças:

O Ibuprofeno é recomendado para bebês acima de 6 meses de idade e somente 1 gota a cada quilo.

Nessa idade ou em crianças até os 10 anos, a medicação deve ser ministrada a cada 8 horas, para que o organismo possa se acostumar, principalmente quando é um dos primeiros remédios na vida da criança.

Uma criança que apresenta como peso 30 quilos, o ideal é 30 gotas ou 200 miligramas. Nunca passar dessa quantidade, para não causar efeitos colaterais indesejados.

 

Adultos:

Já em adultos e adolescentes, o padrão de gota por peso continua. O tratamento deve ser feito a cada 6 horas e durante um dia, deve ser ingerido, no máximo, 80 gotas, ou 80 miligramas.

Então, se você tomar o Ibuprofeno pela manhã, mesmo que a dor de ouvido não passe; Não é adequado o uso de dipirona ou paracetamol poucas horas depois.

Utilizar várias medicações seguidas faz com que o efeito de cada um seja cortado, e no fim, a dor permanecerá e você poderá adquirir outras infecções devido ao uso exagerado de remédio.

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here