Quais os sintomas da dor de ouvido?

0
453
Quais os sintomas da dor de ouvido?
Quais os sintomas da dor de ouvido?

Após a infecção, os sintomas da dor de ouvido começam a aparecer em menos de 24 horas. Em alguns casos, tudo se inicia com coceiras e dores leves no local.

No entanto, existem outros inúmeros sintomas que facilitam na hora de um diagnóstico. Porém, tudo complica quando a dor é sentida por uma criança.

Ela não saberá verbalizar tudo o que está sentindo no momento, então, os pais terão dificuldades em associar o choro delas, com uma dor de ouvido.

Existem algumas ações feitas pelos bebês que podem facilitar na identificação de que algo não está certo em seu pequeno corpinho.

 

Os pais devem ficar atentos quando:

  • Não se comer normalmente;
  • Choros prolongados e irritação constante;
  • Fraqueza;
  • Não conseguir reagir aos sons;
  • Temperatura corporal acima de 38º C;
  • Dificuldade para dormir;
  • Ficar com as mãos sobre a orelha por muito tempo.

Quando um bebê coça ou esfrega alguma região de seu corpo durante muito, é um sinal claro de que ela está sentindo alguma coisa.

No entanto, fica impossibilitada de verbalizar, então, sua forma de comunicação se limita aos choros.

Quem já sentiu dor de ouvido, saberá identificar rapidamente. Para quem não sabe quais são os principais sintomas causados por essa enfermidade, leia abaixo e descubra.

 

Sintomas:

  • Zumbidos;
  • Ouvir os sons de forma distorcida;
  • Coceira;
  • Fortes dores na região interna do ouvido;
  • Fraqueza no corpo;
  • Secreções;
  • Febre alta;
  • Dificuldade para ingerir alimentos.

No geral, esses são os principais sintomas que acometem uma pessoa adulta. Normalmente, não precisa ser atingido por todos esses, mas em alguns casos, pode acontecer de vir a sentir 4 ou mais dessa listagem.

Mesmo que os sintomas sejam leves ou moderados, o ideal o realizar o tratamento imediatamente. Para que o quadro não evolua para infecções maiores.

Remédio caseiro para dor de ouvido

Apesar de não existir nenhum estudo científico que comprove a eficácia dos remédios caseiros no tratamento contra dores no ouvido, essa é uma prática que acontece de geração a geração.

Aplicar uma compressa de água morna sobre o ouvido dolorido é um dos primeiros passos a ser feito.

Quais os sintomas da dor de ouvido?

No entanto, se isso não funcionar, existem outros ingredientes simples e que podem ser encontrados em casa.

Antes de ler a lista abaixo, saiba que fazer a aplicação dessas substâncias podem ser prejudiciais em caso de alergia, então, não devem ser usados.

 

Folhas:

Utilizar folhas de hortelã e manjericão no ouvido, porém, não deve ficar durante muito tempo, pois poderá causar uma irritação na pele.

 

Líquidos:

Com a ajuda de uma gaze ou algodão, pingue algumas gotas de óleo de hortelã e leve até a orelha. Deixe durante 1 minuto, para não ferir o local;

Chá de azeite e alho é uma outra opção para eliminar sua dor de ouvido. Basta colocar no canal auditivo com a ajuda de uma bolinha de algodão;

Chá de camomila pode ser ingerido ou aplicado no local com a ajuda de uma gaze.

 

Alimentação:

Para evitar que a inflamação no ouvido não tenha uma piora, você precisa consumir uma alimentação mais saudável;

Sopa, sucos e vitaminas são as melhores opções, pois evitam o esforço mandibular para mastigar os alimentos.

Tempere a sopa ou caldo com alho, gengibre e limão, pois são constituídos com substâncias anti-inflamatórias, que promoverão um alívio no ouvido;

Além dessas indicações, recomenda-se repouso e caso a dor persista por mais de 2 ou 3 dias, é o momento de buscar a ajuda de um profissional.

Entretanto vale salientar que uma consulta médica com um otorrinolaringologista deve ser o caminho a ser seguido. Se por acaso a dor não cessar um especialista deve ser consultado.

Assista no vídeo abaixo quais são as funções de um otorrinolaringologista:

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here