Qual a relação entre um dente infectado e um abscesso dentário?

0
544

"O

Geralmente, quando um dente fica infeccionado, ele passa a ser chamado de abscesso dentário ou dente infectado.

Dessa forma, os termos “dente infeccionado” e “abcesso dentário” servem para explicar quando existe a presença de um agente infeccioso no local, que resultou na acumulação de pus.

O acúmulo de bactérias no dente pode ser causado por diversos motivos, dos quais podemos citar: má higiene bucal, restos de comidas em um dente quebrado e cáries.

Então, sempre que não faz uma escovação correta, as placas bacterianas vão crescendo e crescendo, até que o nosso sistema imunológico tenha que agir sozinho e parar a infecção.

Sendo assim, um abscesso dentário é uma bolha de pus, que pode se formar, tanto na gengiva, quanto na raiz ou parte superior do dente infeccionado.

Um fator crucial para o surgimento dessas bolhas de pus é a ingestão de muito açúcar.

Por esse motivo, manter uma dieta balanceada ajuda tanto para evitar a obesidade, quanto para evitar cáries e abcessos.

Além de sentir dor de dente no local onde foi está infeccionado, alguns outros sintomas podem te ajudar a identificar o estágio do abcesso.

No entanto, lembre-se que somente um especialista poderá te medicar.

Sintomas do abcesso comum:

  • Acúmulo de pus;
  • Dor no dente infeccionado;
  • Gengiva inflamada;
  • Hipersensibilidade;
  • Tons mais escuros no dente e região infectada;
  • Movimentar a mandíbula torna-se um processo difícil.

 

O que fazer quando não posso ir ao dentista?

A verdade é que jamais estaremos preparados ou somo notificados de quando seremos acometidos por alguma doença.

Dessa forma, ter uma dor de dente durante um feriado prolongado ou até mesmo em um final de semana, é algo que pode sim acontecer.

Mas, felizmente existem algumas precauções que podemos fazer em nossa residência, enquanto ir ao dentista é algo fora de cogitação.

Tomar anti-inflamatório e um analgésico para aliviar as dores pode, no entanto, procure aqueles que possuem uma dosagem mais leve.

Evite o uso prolongado, pois um tratamento só pode ser iniciado com o auxílio e aprovação de um profissional.

O que é abscesso dentário

Se automedicar com antibióticos é algo que não deve ser feito em hipótese alguma. Eles são constituídos com substâncias mais fortes e podem piorar o processo de cura do dente.

A melhor opção é fazer o uso de métodos naturais. Um bastante eficaz, é a mistura de água e sal, pois serve para retirar os microrganismos da região, sendo eles os causadores de toda as dores.

Bochechar essa mistura três vezes ao dia vai aliviar bastante as dores, enquanto você espera o tempo necessário de se dirigir ao consultório médico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here