O que fazer quando o cachorro está com dor de ouvido?

0
262
O que fazer quando o cachorro está com dor de ouvido?
O que fazer quando o cachorro está com dor de ouvido?

Não se desespere se seu cachorro está com dor de ouvido, pois esse problema tem solução, então vamos aos fatos e mostrar a solução.

Às vezes, muitas pessoas tendem a minimizar as dores sentidas pelos animais. Então, quando alguém se questionar se um gato ou cachorro pode ter dor de ouvido, a resposta é sim.

De forma semelhante aos humanos, os animais estão constantemente em risco. O que diferencia um do outro é somente a capacidade de verbalizar, de mostrar onde está doendo ou machucado.

Assim como os bebês, os cachorros não conseguem se comunicar, então, eles tentam mostrar que estão doentes, através de gestos.

Por isso, é importante saber diferenciar quando nossos animais estão apenas brincando e quando não estão.

Quando o cachorro está coçando a região da orelha, pode ser uma dor de ouvido. Mas lembre-se, é preciso buscar a ajuda de um profissional para te orientar.

Somente um médico veterinário poderá prescrever corretamente a medicação usada no tratamento.

 

Remédios para dor de ouvido em cachorro:

  • Paracetamol;
  • Dipirona.

Apesar de serem usados também em humanos, esses medicamentos só poderão ser aplicados após uma consulta médica.

No consultório o animal será avaliado para saber se seu organismo tem condições de ingerir fármacos desse tipo.

Caso não seja possível, a outra solução para tratar a dor de ouvido canina é por meio dos remédios caseiros.

 

Tratamento caseiro:

  • Compressas;
  • Óleo de hortelã, manjericão e amêndoas;
  • Aloe vera.

Durante a aplicação de algum desses itens, tente deixar o seu cachorro em um ambiente calmo, sem barulho ou movimentação.

Assim, o remédio pode atingir exatamente onde infectado. No caso de substâncias líquidas, é necessário que o seu amigo canino fique deitado durante a aplicação.

 

O que pode causar dor de ouvido?

Existem diversos fatores a serem considerados quando tentamos compreender as causas de uma dor de ouvido.

Geralmente, as dores de ouvido são provocadas por alguns microrganismos, tais como: fungos, bactérias e vírus.

Então, quando um microrganismo atinge a área interna do ouvido, lá ele poderá causar algumas lesões e infecções, as quais são conhecidas por otites.

Os microrganismos ficam instalados na porção anatômica do ouvido que é conhecida por orelha média, onde abriga a membrana timpânica e o nervo auditivo.

Mas, como esses pequenos seres microscópicos conseguem chegar até o interior do nosso ouvido? Bom, para chegar até o a região do sistema auditivo, existem algumas possibilidades e caminhos que facilitam a sua entrada.

Quando uma criança está brincando e manuseando um brinquedo, sua mão fica infestada de microrganismo.

Durante os momentos de brincadeiras, ele acaba por levar a mão até o ouvido e pronto, essa é a chance perfeita para que os pequenos seres sejam transferidos das mãos para a orelha.

A água é uma ótima fonte para acarretar uma dor de ouvido. Todo o cuidado é pouco quando estiver em uma praia ou piscina, pois, caso entre água dentro da orelha, poderá gerar uma infecção.

No momento em que somos acometidos por uma gripe, muitas pessoas reclamam de sentirem também, dor de ouvido. E acredite, isso é bastante comum!

Tudo acontece no momento em que espirramos. As partículas virais chegam até a estrutura auditiva por meio das vias aéreas.

Por se tratar de uma região bastante sensível, demos ter um cuidado especial com esse canal auditivo.

Evitar pancadas, ouvir músicas altas em fone de ouvido ou lugares barulhentos, podem facilmente nos livrar de adquirir uma dor de ouvido no futuro.

Para quem possui o costume de limpar os ouvidos diariamente com um cotonete ou grampo, deve evitar. Esses objetos quando usados demais, tendem a lesionar a pele.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here